Quando se trata de seu site, você precisa oferecer a seus clientes uma ótima experiência para vinculá-los à sua marca.

Imagine lançar o site perfeito para o seu negócio. Tudo é impecável o layout, o desempenho, a navegação, a cópia. Tudo isso cria a experiência dos sonhos para seus usuários e as pessoas estão entusiasmadas com isso.

 esquema de cores do site que descreve a pessoa no ipad

Bem, você só terá sucesso se escolher o esquema de cores correto no site e mostrarei exatamente como fazer isso – mesmo que você não tenha experiência em design.

A cor desempenha um papel essencial na maneira como percebemos o mundo. Consequentemente, pode ter um impacto radical na forma como percebemos um site. Mas quando se trata de design de sites, o esquema de cores geralmente fica em segundo plano. Neste artigo, compartilharei seis dicas importantes que você pode usar para criar um esquema de cores impressionante do site:

  1. Conheça os princípios básicos da psicologia das cores
  2. Conheça a teoria das cores
  3. Considere a combinação de combinações de cores
  4. Mantenha as coisas simples
  5. Contraste suas cores
  6. Integre sua marca

Se você possui um conhecimento profundo da teoria das cores ou não tem certeza absoluta da diferença entre cores primárias e secundárias, essas dicas ajudarão a selecionar o esquema de cores ideal para o seu site. Vamos começar!

1. Conheça os princípios básicos da psicologia das cores

O papel da psicologia das cores no marketing é importante. Analisar todos os detalhes levaria muito tempo, então, aqui estão os princípios básicos mais importantes que você precisa conhecer.

As associações de cores são poderosas. Nós os desenvolvemos quando somos pequenos e eles geralmente ficam conosco por toda a vida. Essas associações são instintivas e muitas vezes inconscientes.

Muitas dessas associações são bastante universais. Por exemplo, todo mundo aprende a associar verde com folhas e natureza e amarelo com o sol.

Alguns são, no entanto, culturais. Um estudo descobriu que os americanos associam inveja a preto, verde e vermelho, enquanto os russos pensam que preto, roxo e amarelo são as cores ciumentas.

 Princípios básicos de psicologia das cores para esquemas de cores de sites

Essas associações culturais são mais importantes hoje do que nunca, porque muitas marcas estão presentes em todo o mundo. Dependendo das cores que você usa, pessoas de determinados países podem associar algo negativo à sua marca, o que você certamente não deseja.

2. Conheça a teoria das cores

Em resumo, a teoria das cores é a ciência de como as cores funcionam. A versão mais longa não é tão fácil de explicar existem cursos universitários completos para isso! Mas existem alguns conceitos simples que você pode usar para enriquecer sua compreensão de cores para o design do site.

Primeiro, você deve entender as cores primária secundária e terciária

As cores primárias são cores que não podem ser criadas por duas outras cores misturar. Existem três cores primárias: vermelho, amarelo e azul

As cores secundárias são produzidas misturando duas cores secundárias. Por exemplo, se você combinar azul e amarelo (duas cores primárias), ficará verde (uma cor secundária).

As cores terciárias são feitas misturando uma cor primária e uma cor secundária que estão lado a lado na roda de cores. Eles criam cores compostas; por exemplo, mesclar azul (primário) e violeta (secundário) cria azul-violeta (terciário).

 roda da teoria das cores para o esquema de cores do site

Segundo, vamos falar sobre cores quentes e frias .

Você provavelmente já tem uma idéia do que são cores quentes e frias. Vermelho, laranja e amarelo são classificados como quentes, enquanto azul, verde e violeta são frios.

 cores quentes para esquema de cores do site
  cores frias para esquema de cores do site

Terceiro, é importante entender as nuances de cores .

Nem todas as cores que você vê são puras. Muitas das cores que você vê online são influenciadas de uma maneira ou de outra.

Você pode ver um matiz (uma cor à qual o branco foi adicionado), um matiz (uma cor com preto adicionado a ele) ou um tom (uma cor com cinza adicionado a ele) )

Ou você vê uma cor sobresaturada ou dessaturada . A saturação de uma cor é quão clara ou opaca é a cor.

muito mais com essas nuances de cores mas esses são os pontos básicos que você precisa conhecer para escolher combinações de cores eficazes, que teremos a seguir.

3. Considere a combinação de combinações de cores

Seu objetivo é selecionar um esquema de cores para o design do seu site. O que isso significa? Bem, você está procurando uma boa combinação de cores. Dependendo de quantas cores você trabalha, seu esquema de cores pode incluir várias combinações de cores.

Quando você pensa em combinações de cores para o seu site, é crucial que você entenda essas nuances de cores. Você precisa saber por que certas cores funcionam juntas e como você pode ajustar as cores para se ajustarem melhor à sua programação.

A teoria das cores é ótima para nos dizer quais cores funcionam bem juntas. Portanto, quando se trata de selecionar as cores da sua paleta, existem alguns aspectos mais avançados da teoria das cores que podem ajudá-lo a decidir quais cores são melhores para você.

Mencionei anteriormente como as cores são combinadas para criar novas cores, mas também precisamos ver como podemos combinar cores diferentes.

Existem cinco combinações de cores principais: complementares triagens complementares complementares e tríades e tetrádicas analógica e monocromática .

  • Cores adicionais estão opostas na roda de cores. Uma combinação de cores complementar consiste em uma cor quente e uma cor fria. Vermelho e verde é um par complementar popular.
  • Cores complementares divididas consistem em uma cor base e duas cores que delimitam o complemento da cor base.
  • Tríades e cores tetrádicas têm relações semelhantes. As tríades usam cores uniformemente na roda de cores (como vermelho, azul e amarelo). As cores tetrádicas são quatro cores que consistem em dois pares de cores complementares (como vermelho, verde, azul e laranja).
  • As cores analógicas ficam lado a lado na roda de cores. Isso torna as cores analógicas extremamente semelhantes, como verde e verde-amarelo.
  • Finalmente, cores monocromáticas são simplesmente variações da mesma cor. Isto é conseguido com a ajuda de tons, tons e tons.

Considere essas combinações de cores como suas ferramentas. Como todas essas combinações funcionam, você não precisa se preocupar que suas cores não correspondam.

Agora que você conhece as combinações exatas que pode usar, pode pensar em como usá-las juntas para criar um esquema de cores atraente e poderoso.

4. Mantenha as coisas simples

Isso pode parecer complicado, mas não deve. Em vez disso, pense na simplicidade ao escolher seu esquema de cores. Um esquema de cores muito complicado e ocupado muitas vezes confunde os olhos.

Manter as coisas simples tem duas vantagens principais.

Talvez a maior vantagem seja que a simplicidade pode conectar facilmente um esquema de cores. Se você trabalhar apenas algumas cores, tudo parecerá uniforme. (Bem, pelo menos se você tiver usado uma das combinações de cores mencionadas acima.)

Outra vantagem é que os espectadores não precisam se esforçar muito para processar o que está acontecendo. Essa é uma das características de um ótimo site. Se você colocar a cor ao mar, seus usuários ficarão mais confusos.

O esquema de cores do WordStream é um bom exemplo. A página inicial usa apenas três cores: azul, laranja e uma pitada de verde.

 Esquema de cores do site do WordStream

Azul e laranja são as cores centrais aqui, com a página dominada por diferentes tons de azul. A laranja é usada para a frase de chamariz e, como a laranja é o complemento do azul, o botão se destaca e atrai os olhos.

De volta ao idioma das cores que avaliamos anteriormente, podemos classificá-lo como uma combinação de cores monocromática combinada com uma combinação complementar.

Esse esquema de cores é consistente em todo o site. É assim que uma das postagens do blog se parece:

 exemplo de esquema de cores de sites do blog do Wordstream

É um esquema de cores simples, mas é incrivelmente eficaz por causa de dessa simplicidade. Isso mostra que o mais chamativo nem sempre é melhor.

O blog do Evernote é outro bom exemplo:

 blog de esquema de cores do site Evernote

O design do blog é construído em torno da cor verde, a cor da marca mais importante do Evernote. Existem alguns detalhes fantásticos aqui a imagem, o botão de login e até os links são todos verdes.

O amarelo aparece muito, tornando esse esquema de cores análogo.

 exemplo de blog de esquema de cores do site da Evernote

Esses designs simples têm um grande impacto – lembre-se disso ao selecionar o esquema de cores do seu site.

5. Contraste suas cores

Então pense no contraste. É um dos elementos mais importantes do bom design que você pode usar ao criar o esquema de cores do seu site.

Isso ocorre porque o contraste cria impacto. Especificamente, o contraste pode chamar a atenção para certas partes da página.

Dê uma olhada novamente no site do WordStream:

 Esquema de cores do site WordStream

O CTA laranja sobre fundo azul é um excelente exemplo de contraste em ação. As cores complementares até funcionam tão bem juntas porque se contrastam. Uma quantidade surpreendente de pesquisa foi feita sobre a escolha de cores do CTA mostrando que os botões que se destacam se convertem melhor.

Portanto, se você tem algo que realmente deseja que seus usuários observem, faça um contraste com o restante da página (ou pelo menos com os elementos de design mais próximos).

6. Integre sua marca

Por fim, considere como sua marca será exibida no seu esquema de cores. As chances são de que sua marca já tenha determinadas cores. Se for esse o caso, você pode usar sua paleta de cores existente para criar o esquema de cores do seu site.

No entanto, pode ser necessário ajustar as cores da sua marca. Se uma das cores escolhidas tiver um significado negativo, você poderá escolher uma cor diferente.

Essa é a chave aqui pense nas associações de cores que as pessoas têm com as cores que você possui & # 39; escolheu. Essas associações são consistentes com os valores nos quais você construiu sua marca?

É útil ver o que outras marcas fizeram. Aqui está um exemplo de meio:

 Esquema de cores do site da mídia

Você sempre verá as mesmas cores aparecerem quando olhar para anúncios gráficos . (O azul é geralmente popular.)

Comece agora com o crepúsculo (colorido)!

Agora você tem todas as ferramentas necessárias para criar um excelente e atraente esquema de cores para o seu site.

Tudo o que você precisa fazer é fazê-lo.

Pode tentar e estar errado, mas isso faz parte. Todo bom esquema de cores passa pela parte certa das iterações.

Mais uma coisa esse conhecimento será útil na estrada. Esses princípios de design têm muitas mais aplicações do que apenas o design de sites. Você pode usá-los para otimizar itens como postagens nas mídias sociais e infográficos . Mas comece com o seu site agora. Pegue as informações que aprendeu neste manual e esmague-as! Você está pronto para tornar seu site o melhor possível .

Sobre o autor

Payman Taei é o fundador do Visme, uma plataforma de comunicação visual tudo-em-um que permite a todos criar e compartilhar belas apresentações interativas, infográficos, relatórios e outras formas de engajar conteúdo sem habilidades de design. [19659003]